Ana Vitória Baptista

Queen Mary, University of London, Library, Learning Advisor - Retention, Engagement and Success  |    Education  +42

José Bessa (UA)

José Augusto Bessa Oliveira, nascido em 09-10-1960 em Luanda-Angola, nacionalidade portuguesa, filho de Lázaro Alves Oliveira e Maria Adelaide Fernandes Bessa, casado, docente do ensino secundário do QA das Escolas de Oliveira de Frades, Doutorado em Ciências da Educação pela Universidade de Aveiro (2006), Mestre em Ativação e Desenvolvimento Psicológico (2000) e Licenciado em ensino de matemática e desenho (1987), pela Universidade de Aveiro Exerceu vários cargos e funções de direção, orientação e supervisão.

Coordenador do departamento de matemática e ciências experimentais e membro da SADD (Secção de Avaliação do Desempenho Docente) no AEOF. Colaborou no projeto de reestruturação do Ensino Secundário Geral em Timor-Leste, inserido no Plano Nacional de Desenvolvimento (PND) em cooperação com o IPAD, Fundação Calouste Gulbenkian, Universidade de Aveiro e Ministério da Educação de Timor Leste e é membro da respectiva equipa técnica responsável por conceber, desenvolver e implementar o novo programa de Matemática do ensino secundário geral e a elaboração dos manuais escolares. Elemento da direção do CIDInE (Centro de Investigação, Difusão e Intervenção Educacional) colaborou nos projetos de investigação: 2004-07 -PACGI-ES (Pesquisa, Analise, Compreensão e Gestão da Informação no Ensino Superior), 2003-05- EPSAES (Estratégias de promoção do sucesso académico no ensino superior), 2002-2004-LEIES (Laboratório de Estudo e Intervenção no Ensino Superior), etc.. Neste momento, participa no projeto "Marcadores de formação, inovação e pesquisa para a Universidade de hoje e do próximo decénio", na Universidade de Aveiro.

Dayse Nery Souza (UA)

DAYSE NERI DE SOUZA, tem pós-doutoramento (2008) e doutoramento (2006) em Ciências da Educação pela Universidade de Aveiro. É licenciada em Ciências Sociais (1989) pela Faculdade de Filosofia de Recife (FAFIRE/UFPE). É membro integrado do Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) da Universidade de Aveiro. Autora de vários artigos, livros e capítulos de livros, relatórios e outras produções académicas. É conferencista sobre o uso de software de análises qualitativas e autora do software de gestão e orientação de projetos de investigação - IARS®.

Orienta estudantes de mestrado e doutoramento nas áreas da educação, educação para a saúde, didática e formação pessoal e social. Participou em muitos projetos de pesquisa e coordenou os projetos “Cuidadores Informais do idoso”, no Laboratório de Avaliação da Qualidade Educativa (LAQE) do Departamento de Educação e Psicologia da UA e o projeto “Inovação Didática no Processo de Orientação e Desenvolvimento de Projetos de Investigação”, com financiamentos da FCT.

Anabela Pereira (UA)
)
Marielda Pryjma (UTFPR)
Ana Paula Cabral
University of Greenwich

http://www.gre.ac.uk/

Professora Adjunta do Departamento de Educação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (1992), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (1999) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2009). Líder Coordenadora do Grupo de Pesquisa sobre Desenvolvimento Profissional Docente. Membro do Comitê Editorial da Revista Transmutare. Membro do Comitê Científico da Revista UDZIWI (Universidade Pedagógica de Moçambique), da Revista Iberoamericana de Educación Superior, Comunicações (UNIMEP), da Revista Brasileira de Educação. Participa da Rede Interinstitucional de Pesquisadores e Formação de Professores – RIPEFOR Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: didática e prática docente, desenvolvimento profissional de professores, ensino superior, currículo e pesquisa na prática pedagógica.

Franscislê de Souza (UA)

Francislê Neri de Souza, tem pós-doutoramento em Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) aplicados ao Ensino de Ciências (2008), é doutor em Educação em Ciência (2006) com enfâse em Educação em Química, mestre em Química Quântica Computacional (1998), Licenciatura em Química (1995). Ele atualmente trabalha como investigador na Universidade de Aveiro - Portugal, onde também orienta estudantes de mestrado e doutoramento nas suas área de especialidade. É conferencista em vários temas, especialmente sobre metodologias qualitativa e quantitativa com uso de software. Sendo um dos autores do software de análise qualitativa – WebQDA®; gestão e orientação de projetos de investigação - IARS®, competências de questionamento e argumentação - ArguQuest®, e teoria da flexibilidade cognitiva - FlexQuest®. É Membro do Centro de Investigação Didáctica e Tenologia na Formação dos Formadores (CIDTFF). É Editor diretor do Internet Latent Corpus Journal. Ele também é o autor de artigos, relatórios, livros e capítulos de livros no campo da aprendizagem ativa, questionamento, metodologia da investigação, Educação em Química e TIC.

Elaine Araújo Sampaio
http://www.ffclrp.usp.br
 

Possui doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2003) e pós-doutorado pela Universidade de Aveiro/Portugal (2007). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática na Infância, atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, formação de professores, educação matemática, aprendizagem docente e teoria da atividade. É professora da Universidade de São Paulo, atuando no curso de Pedagogia e de Pós-graduação em Educação da FFCLRP. É vice-líder do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Atividade Pedagógica - GEPAPe. Em maio de 2010 assumiu a Direção adjunta do Centro de Investigação, Difusão e Intervenção Educacional, CIDInE, Portugal, sendo responsável pela seção brasileira do Centro

Flávia Dias (UTFPR)
possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) e Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), na linha de pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática. É professora adjunta do Departamento de Educação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Tem experiência na área de Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, processos de ensino, aprendizagem e avaliação em matemática e, também, na área de educação a distância. É integrante do GEPAPe - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Atividade Pedagógica, vinculado à Faculdade de Educação da USP e do Grupo de Estudos sobre Desenvolvimento Profissional Docente, vinculado ao Departamento de Educação da UTFPR. Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática da UFPR. (Texto informado pelo autor)

​Óscar Mealha (UA)

Professor Associado c/ Agregação

gabinete: 21.3.20

extensão: 23718

Atribuições

> Diretor de curso do Programa Doutoral em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais

Oseias Oliveira (UTFPR)
Doutor em Educação, pela UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (2012). Mestre em Educação pela UPF - Universidade de Passo Fundo - RS (2007). Pós-graduado/Especialista em Língua Portuguesa pela Faculdade de Ciências e Letras Plíneo Augusto do Amaral - SP (1999) e Pós-Graduado/Especialista em Supervisão Escolar pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2000) Especialista em Gestão Pública Municipal - UFSM (2010-2011). Graduado em Letras Língua Portuguesa e Respectivas Literaturas pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ (1997). Bacharel em Teologia pela Faculdade de Educação Teológica Logos - SP (2002). Professor Adjunto do Ensino Superior na UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná - atuando como Assessor de Desenvolvimento Estratégico (Reitoria), Docente no Departamento de Educação - DEPED/Câmpus Curitiba. Pesquisador no Grupo de Pesquisa sobre Desenvolvimento Profissional Docente (UTFPR). Participa da Rede de Pesquisadores em Formação de Professores (RIPEFOR). Editor-Chefe da Revista Transmutare (periódico online do Departamento de Educação da UTFPR/Curitiba). Membro do Conselho Editorial Científico da Revista Revista Educação em Debate (UFC). Atua na área de Educação, com ênfase em Políticas Educacionais, Gestão Escolar, Organização do Trabalho Pedagógico, Avaliação Institucional. ORCID: http://orcid.org/0000-0002-7975-386X (Texto informado pelo autor)
Ana Maria Martins Pinhão Ramalheira
http://www.ua.pt
Professora Auxiliar do Departamento de Línguas e Culturas
Diretora de Curso de Mestrado em Línguas e Relações Empresariais (2.º ciclo)
 Jane do Carmo Machado
http://www.ucp.br/web/ 

Jane do Carmo Machado currently works in the Postgraduate Program in Education of the Catholic University of Petrópolis, RJ, Brasil - in the Masters and PhD Courses. Jane develops research in the area of Initial and Continuing Teacher Training, Educational Policy and Pedagogical Supervision. Their current projects are 'A coordenação pedagógica no cotidiano das instituições escolares: formação e trabalho' and 'Narrativas na formação de professores – percursos na construção de saberes profissionais.'

 

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon